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Um pouco de história da tecnologia musical (1/3)

Seria muita pretensão tentar em poucas linhas contar toda a história da tecnologia musical. Poderíamos falar aqui por exemplo da invenção do monocórdio de Pitágoras, ou ainda sobre a Teoria de Fourier, que explicam as propriedades físicas / matemáticas do som musical. Mas eu vou me focar em outros desenvolvimentos, fatos e invenções que marcaram a forma como fazemos música atualmente.
O PIANO, desenvolvido por Bartolomeo Cristofori, foi batizado de Clavicembalo col piano e forte, que pode ser traduzido como Cravo com som fraco e forte, no idioma italiano continua até hoje sendo chamado pianoforte. Cristofori
aprimorou mecanismos do cravo, cujas cordas eram beliscadas, e do clavicórdio, cujas cordas eram percutidas, fazendo com que após o martelo acionar a corda (como no clavicórdio), esta permanecesse vibrando (como no cravo). Além disso o novo mecanismo possibilitou a execução com dinâmica – fraco ou forte, piano ou forte – daí o nome do instrumento; outra característica importante são os abafadores, que interrompem a vibração das cordas, e que originalmente eram acionados por uma alavanca com o joelho, e posteriormente passaram a ser manejados com um pedal. Mas somente com o advento da Revolução Industrial que o piano ganhou posição de maior destaque. No século XIX, com destaque às melhorias feitas por Steinway & Sons, com a utilização de ferro no quadro (harpa) onde são fixadas as cordas, e posteriormente com o desenvolvimento do piano de armário, ou piano vertical, em contraposição ao original piano de cauda, o instrumento passou a fazer parte da decoração das casas das famílias mais abastadas, só perdendo seu
espaço para os instrumentos eletrônicos. Grandes contribuições do desenvolvimento desse instrumento são o padrão de teclas e a utilização de dinâmica.
O RÁDIO, o MICROFONE e o AMPLIFICADOR DE SOM, ALTOFALANTE, proporcionaram que o som fosse transmitido a longas distâncias, levando a música a um maior número de pessoas. O rádio, cuja invenção é tradicionalmente atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, foi reclamada também por Nikola Tesla e pelo brasileiro Roberto Landell de Moura, teria sua aplicação limitada à transmissão de dados, como o Código Morse usado nos
telégrafos, não fosse a invenção dos outros três dispositivos. Microfone e alto￾falante são chamados transdutores, transformam ondas mecânicas (som) em impulsos elétricos e vice-versa. O microfone é um dos inventos que fazem parte da lista de patentes de Thomas Edson, converte o som captado por uma membrana em pulsos elétricos; princípio semelhante é utilizado nos captadores das guitarras elétricas, que serão mencionadas mais adiante. O amplificador
eleva a potência do sinal emitido por um microfone, e foi possível a partir do Audion, por Lee De Forest, em 1907. A transmissão de ondas de rádio também foi potencializada através dessa invenção. O ciclo se fecha com o alto-falante,
inventado por Edward Kellogg e Chester Rice, em 1925, que permite que um corpo móvel se movimente de acordo com o sinal elétrico recebido.

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